Aumente as Vendas
As vendas e o fortalecimento de seu negócio depende de sua estratégia de marketing.


Como Atrair Clientes e Aumentar as Vendas!


Gastar mais dinheiro em Marketing não garante necessariamente mais vendas ou lucros, embora gastando mais dinheiro talvez você fique mais conhecido ou obtenha mais tráfego em seu site ou loja.

O que garante o aumento e o lucro nas vendas de sua empresa você depende de uma estratégia de marketing.

Em muitos anos de experiência com dezenas de empresas de diversos tamanhos em vários segmentos, eu aprendi que marketing depende de tempo e estudo, não é uma coisa fácil, mas eu posso lhe dar algumas dicas rápidas: Para começar uma ação bem sucedida em Marketing você necessita inicialmente saber o seguinte: para QUEM vender, ONDE vender e COMO vender.

Então, vejamos:

Quem - A primeira coisa em que você precisa se concentrar na hora de criar sua estratégia de Marketing é definir que tipo de Cliente você deseja atrair (não caia na tentação de responder que você deseja "qualquer um cliente, pois todos os clientes são iguais"...

Procure dedicar algum tempo ao estudo de quem será seu Cliente Alvo ou "persona".

"Personas" são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca, produto ou serviço de um modo similar. Persona é uma palavra para definir uma segmentação de mercado.

Onde - Normalmente uma empresa não tem condições financeiras de aparecer bem em todos os meios de comunicação, cidades etc. Escolher os melhores meios de comunicação para as suas condições a fim de atrair seu Cliente Alvo (persona) é um desafio que você necessita enfrentar com cuidado para não desperdiçar seu tempo e dinheiro.

Como - A maneira certa de criar uma campanha de marketing, depois de definir o tipo de Cliente Alvo (persona) e o(s) melhor meio de comunicação é descobrir o melhor conteúdo e a forma de comunicação. Cada tipo de Cliente Alvo (persona) possui caraterísticas próprias que definem qual é a melhor estratégia de comunicação.

Assim, você descobre que com essas três palavras Para QUEM vender, ONDE vender e COMO vender, são uma boa base para seu plano inicial de marketing, OK?

Então, vamos começar…
.

Para QUEM vender?
Crie estratégias para atrair seu público-alvo

Todas as grandes estratégias de marketing começam a definição do seu Cliente Alvo ou "persona" (releia a definição de persona acima). Mesmo que, intuitivamente, você já se deparou com esse desafio na hora de escolher o tipo de produto ou serviço que você quer oferecer e as condições de venda, você também que escolher para quem você vai vender. Ou seja, uma coisa depende da outra. Se você comprar um produto errado para um determinado tipo de Cliente, provavelmente sua venda será um fracasso.

Gaste algum tempo (se quiser envolva outras pessoas ou conte comigo), tentando definir quem você acha que deve ser o seu "persona". Por exemplo, se você está pensando em abrir uma loja ou site de comércio de roupas, ou se você pensa em abrir um comércio de ferramentas etc. você necessita conhecer a maior quantidade possível de informações sobre cada tipo de Cliente Alvo (persona). Às vezes é necessário fazer uma pesquisa de mercado para definir quem é o seu Cliente Alvo. Você vai descobrir que cada "persona" possui hábitos de vida e consumo diferentes.

Esses "personas" podem ser chamados de "perfis de Clientes", avatar de Cliente ou até mesmo "público-alvo"... Não importa os "rótulos" como são chamados os seus Clientes Alvo, no final das contas estamos nos referindo ao seu objetivo inicial, que é encontrar o tipo de Cliente mais adequado para sua empresa, produto ou serviço.

O perfil correto de seu público-alvo fornece insights para a elaboração de suas ofertas de produtos e mensagens. Isso é importante porque sua estratégia de marketing deve ser específica para esse público-alvo (persona).

É um erro comum quando uma empresa investe dinheiro para atrair um grupo inespecífico ou aponta para alvos diversos (acredite, muitas empresas sequer sabem onde está o seu alvo e gastam fortunas em comunicação, redes sociais etc.!). Mas esse é o marketing que as pessoas competententes e responsáveis (incluindo você e eu) costumamos ignorar.


.
Onde começar a obter Clientes?
Procure identificar os meios para obter mais clientes

Existem três maneiras de um Cliente "ser encontrado" (claro que você pode encontrar um amigo, parentes etc.):

- Propaganda (anúncios pagos)

- Conteúdo de sites, redes sociais, textos jornalísticos ou matérias / reportagens (também são pagos)

- Parcerias estratégicas da sua empresa, produto ou serviço se associando à promoções de outros tipo ganha / ganha.

Todas essas estratégias possuem aspectos positivos e negativos. A melhor forma de definir quais os meios que você vai adotar em sua estratégia será dimensionando sua expectativa de venda e, portanto, sua capacidade de investimento. Um bom consultor de marketing poderá ajudar você definir qual a melhor estratégia.

Veja abaixo alguns exemplos:

Anúncios pagos, como anúncios em redes sociais no Facebook, Instagram, anúncios do Google ou até mesmo nos meios de comunicação mais tradicionais (TV, rádio, cinemas, jornais, folhetos, e-mails etc.) podem ser uma forma poderosa de chegar em seu Cliente-alvo para aumentar suas vendas. Se você tem uma verba pequena para fazer propaganda, anunciar na internet é mais rápido do que outros canais de marketing, pois coloca você nos resultados de pesquisa do Google e no feed de notícias das mídias sociais. Naturalmente, quanto mais você investir, mais tráfego consegue para seu site ou loja.

Se você usa conteúdo como estratégia de Marketing, pode significar a oportunidade de você ser convidado para uma entrevista em um programa de TV, rádio, revista, jornal ou até mesmo falar para o público de um evento. É o compartilhamento de sua experiência que ajudará você a construir confiança e autoridade capaz de criar oportunidade para falar de você, de sua empresa, produto ou serviço. Dependendo das circunstâncias, nesse tipo de estratégia você pode pagar ou não. Existem empresas especializadas em promover essas oportunidades.

Parcerias estratégicas são outra forma de atrair Clientes em potencial. Vale a pena tentar fazer parceria com empresas que atendem às mesmas pessoas que você deseja atrair. Por exemplo, um estúdio fotográfico pode fazer uma parceria com uma loja de vestidos noivas ou uma empresa de promoção de eventos (casamentos, formatura estudantes etc.). Isso cria oportunidades tipo ganha / ganha onde todos ganham.

Agora que você entendeu que, inicialmente, você deve definir seu tipo de Cliente-Alvo (persona), vamos começar a criar sua campanha de marketing para começar a aumentar suas vendas. Segue abaixo, um exemplo de um "Funil de Vendas" para orientar a criação de sua estratégia de Marketing.
.
.
Como criar sua campanha?
Identifique as etapas para conquistar clientes

Depois de fazer seu "Funil de Vendas" (acima) que ajudou você a identificar seu Cliente Alvo (persona), chegou a hora de criar sua
Estratégia de Comunicação, que vai orientar a criação de anúncios ou uma promoção de vendas.

É um processo de 4 etapas com o objetivo de transformar pessoas estranhas em seus Clientes.

1. A IDEIA
É importante que sua campanha de marketing (seu anúncio, filme, promoção etc.) transmita uma única mensagem - uma grande ideia! Não caia na tentação de fazer uma mensagem diferente em cada anúncio.

Esta Ideia deve ser simples e criativa, um "fisgador de vista", aquilo que faz sua mensagem, seu anúncio, sua vitrine, seu filme, sua promoção etc. sair da paisagem e despertar a atenção de seu Cliente-alvo (persona).

2. INTERESSE
Desde o início sua mensagem deve “prender” a atenção de seu Cliente-alvo e criar engajamento depois que ele leu seu título (a grande ideia).

É nesta fase (criar o interesse) que você explica seu argumento, que tem que ser rápido e com uma proposta de venda exclusiva: O que você (ou seu produto, serviço etc.)faz melhor do que qualquer outra solução do mercado.

Atenção! O objetivo de seu argumento deve ser o benefício que seu Cliente-alvo (persona) está procurando.

Por exemplo, se seu Cliente necessita pendurar um quadro na parede, não adianta tentar vender sua "furadeira especial" explicando as características técnicas dessa sua furadeira, quantas rotações ela faz por minuto etc. Prefira dizer que é a solução mais fácil e prática para pendurar o quadro que seu Cliente necessita!


3. CRENÇA
Aqui está hora de você provar seus argumentos de venda. É o momento em que seu Cliente (persona) pensa se deve acreditar se o que você diz é verdade, a prova de que seu produto funciona em benefício de seu Cliente! Por exemplo, use depoimentos de outros Clientes, avaliações, estudos de caso, números e dados, testes científicos etc.

4. OFERTA (solução do anúncio)
Finalmente, você comunicou sua Ideia, despertou o interesse de seu Cliente, mostrou suas provas. Agora é hora de "fechar" a venda, agora vem a promoção especial... a solução!

Pense em onde está a cabeça de seu Cliente-alvo neste momento... Você apresentou uma Ideia, em seguida, você despertou o interesse dele tocando em um benefício que ele está procurando, mostrando que sua empresa (produto ou serviço) é o mais qualificado para fornecer essa solução. Além de tudo, você apresentou provas que apoiam seu anúncio.

Nesse momento, você revela a solução, sua oferta. Seu Cliente está praticamente convencido... Você fez sua oferta e ofereceu uma solução para resolver o problema dele. É sua oportunidade para fechar a venda adicionando um motivo para ele agir agora!

Exemplos:

- "
Ligue agora para obter um orçamento instantâneo e ganhar 10% de desconto!"

- "
Esta oferta é válida apenas para esta semana ou enquanto durar o nosso estoque!"


Continue lendo Como Divulgar Sua empresa.
.

Compartilhe no WhatsApp!

© 2024
www.carlosmartins.com.br  
Compartilhe / Ajude a divulgar o site