Plano de Negócios


Projeção do Balanço Patrimonial


O balanço patrimonial fornece uma visão precisa da sua situação financeira (ou projeção) em um determinado período. Geralmente, você irá criar um balanço patrimonial no último dia do seu exercício fiscal. Ele irá incluir seus ativos e passivos e indicar o valor líquido do seu negócio.

Em um Plano de Negócios é claro que o balanço será especulativo e baseado em suposições. Diferente de outras declarações financeiras, o balanço patrimonial deve seguir um formato limitado e incluir informações em uma ordem específica porque ele é usado para análise e comparação.

O princípio contábil básico é o do método das partilhas dobradas, inventada pelo Frei italiano, Paciolla no século XIV, que diz o seguinte: para cada crédito existe um débito. Por exemplo: a venda (saída) de um produto aumenta o Ativo Circulante (caixa, bancos ou duplicatas a receber) e também aumenta o Patrimônio Líquido (lucros acumulados). Contabilmente, as contas do Ativo são Devedoras, e as do passivo são Credoras.

Quem recebe algo é devedor e quem entrega algo é credor.

Exemplo: "Fulano é devedor da amizade de Beltrano" porque Beltrano ofereceu (entregou) amizade ao Fulano. O segundo é credor do primeiro. Quando Fulano retribui a amizade (entrega), torna-se credor de Beltrano. Se os fluxos mútuos são iguais, há equilíbrio. Débitos e créditos iguais se anulam.


O Balanço Patrimonial se divide basicamente em dois grupos:

ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO

ATIVO: são todos os bens, direitos e valores a receber de uma entidade. Contas do ativo têm saldos devedores.

Ativo Circulante = valores de disponibilidade imediata ou de curto prazo, ou seja, podem ser realizados até o final do próximo exercício;

Ativo Realizável a Longo Prazo = valores que poderão ser realizados somente após o encerramento do exercício subseqüente;

Ativo Permanente = valores aplicados em recursos permanentes que a empresa não pretende dispor, tais como: investimentos (ações), imobilizados (prédios, máquinas), diferido (despesas pré-operacionais, com marketing, por ex.), e despesas pagas antecipadamente que trarão benefícios durante vários exercícios (prêmios de seguros).

PASSIVO: são as obrigações financeiras para com terceiros. Contas do passivo exigível têm saldos credores.

Passivo Circulante = são as obrigações e dívidas a serem pagas até o final do próximo exercício;

Passivo Exigível a Longo Prazo = são as obrigações e as dívidas vencíveis após o final do exercício subseqüente;

PATRIMÔNIO LÍQUIDO: valor que os proprietários têm aplicado. Contas do patrimônio líquido têm saldos credores. Representa os recursos próprios da empresa, ou seja, lucros acumulados e capital integralizado, não sendo portanto, passíveis de exigências de terceiros.
O Balanço Patrimonial no Plano de Negócios