Plano de Negócios


Organograma, Custos com a Equipe e Instalações


Não deixe de incluir no seu Plano de Negócios um gráfico com o organograma de sua empresa. Descreva as ligações e hierarquias. Isso é muito útil para você, sua equipe, parceiros e investidores.

Aproveite para criar uma tabela descrevendo cada cargo, detalhes operacionais, funções, habilidades e capacidades necessárias, responsabilidades etc.

Além disso, aproveite essa tabela para detalhar o mobiliário e o equipamento necessário para cada uma das funções do seu organograma.

Custos com a Equipe

Inclua uma tabela ou uma descrição identificando os salários dos cargos, inclusive sua remuneração. Não esqueça de colocar os encargos com impostos e benefícios da Folha de Pagamento. Essa tabela, assim como as demais, devem abranger os próximos dois a três anos.

Instalações

Além do mobiliário e equipamentos necessários a todas as funções, escreva o tipo de espaço que seu negócio requer, os custos, o prazo e os termos do aluguel, seu período para mudar para instalações maiores e quaisquer outras informações pertinentes. Não esqueça de prever eventuais necessidades provocadas no futuro pelo crescimento previsto no seu Plano de Negócios. Por exemplo, pode ser que você tenha necessidade de contratar mais pessoas ou máquinas e equipamentos. Isso poderá provocar a necessidade de mais espaço, aumentar despesas com aluguel, comunicação, manutenção etc.

Diversos

Pode ser que sua empresa esteja entrando num setor que depende de tecnologia que, como sabemos, vive em constante mudança. Nesse caso você terá que prever gastos com novos softwares e hardwares, além de treinamento de sua equipe.

Além disso, se sua empresa depende de recursos externos (fornecedores, acionistas, clientes etc.) será necessário fazer uma previsão do impacto desses fatores dentro de sua administração.

Enfim, não esqueça de colocar no seu Plano de Negócios uma previsão realista da vida de sua empresa nos próximos dois a três anos.