Estrutura jurídica
Explique brevemente a estrutura jurídica de sua empresa. É uma empresa limitada, uma sociedade anônima etc.
As maneiras mais comuns de constituição de empresas são:
Empresa Individual: constituída por apenas uma pessoa, sendo a razão social o nome de seu proprietário, seu único responsável perante a comunidade;
Sociedade Civil por cotas de responsabilidade limitada: constituída entre sócios, cada qual respondendo civilmente até o limite do valor correspondente ao número de cotas que possui;
Cooperativa ou Associação: constituída por cooperados, ou associados, sendo cada cooperado responsável pela sua cota patrimonial. Seu funcionamento se assemelha a um clube, onde a diretoria que representa a empresa é eleita entre os sócios ou associados por períodos determinados;
Sociedade Anônima: conhecida como S.A., regida pela Lei 6.404, cuja propriedade e representatividade na diretoria depende do número de ações que o acionista possui. A S.A. pode ter ações negociadas em bolsas de valores, sendo conhecida como S.A. de capital aberto. A S.A. que não possui ações em bolsas de valores é conhecida como de capital fechado, ou seja, as ações estão na mãos de poucas pessoas, seus proprietários e responsáveis perante a comunidade.
Síntese das Responsabilidades da Equipe Dirigente
A estrutura funcional de uma empresa é o seu corpo orgânico, ou seja, é formada por aqueles que efetivamente exercem a gerência da empresa, bem como os órgãos de staff ou assessorias. A identificação dos dirigentes da organização deve ser acompanhada das respectivas responsabilidades e currículos resumidos.
A síntese das responsabilidades consiste em uma descrição sumária das funções que os executivos e gerentes exercem dentro da organização.
A síntese dos currículos representa, juntamente com o plano financeiro, o alvo preferido de investidores e capitalistas de risco. O negócio é realizado pelo empreendedor, as apostas são feitas nas pessoas, as empresas são meras contingências...
Seção de administração e cargos na equipe
A grande maioria das pequenas empresas abrem falência devido aos pontos fracos de sua equipe de administração. E a primeira coisa que muitos investidores olham no Plano de Negócios é a estrutura de administração. Os investidores querem ter certeza de que você dispõe dos recursos necessários para planejar, organizar, controlar e dirigir seu negócio de forma adequada. Eles irão procurar pontos fracos na experiência da equipe de administração. Você deve fazer isso antes deles.
Forme uma equipe de administração que tenha uma boa experiência e que lide com o marketing, o departamento financeiro e as operações. Isso pode fazer a diferença no funcionamento do seu plano de negócios.
Inclua no seu Plano a seção de administração da empresa
Além do organograma de funções, responda perguntas óbvias, como quantos funcionários você terá em determinado período, quantos serão gerentes, qual é a experiência e titulação necessária, etc.
Forneça resumos dos currículos das pessoas que você já contratou, destacando a experiência e realizações pertinentes, níveis salariais e suas áreas de responsabilidade.
Faça um resumo das exigências mínimas junto com as responsabilidades dos prováveis candidatos dos cargos que você ainda estiver tentando preencher ou contrate profissionais especializados na área por um período de experiência. Talvez isso seja a melhor solução no início. Certifique-se de incluir as titulações e tempo de experiência. Lembre-se também de incluir horários para contratar uma equipe extra.
Inclua uma seção de suporte externo, como seu contador, advogado, gerente de banco e corretor de seguros. Além disso, acrescente outros recursos externos, como seu quadro de diretores ou consultor administrativo e consultor de marketing.
Dê uma olhada no seu plano de administração de forma crítica e procure pontos fracos na sua empresa. Descreva esses pontos fracos e identifique os planos que se adaptam a eles. Mesmo que você não visualize os pontos fracos, é bem provável que seus investidores potenciais o façam.