Plano de Negócios


Introdução Plano de Negócios


Costumo ser consultado sobre questões relacionadas com o início de um novo negócio: qual o investimento inicial necessário, administração, estoques, formação de preços, custos, logística, legislação, tributação e outros assuntos que envolvem o dia-a-dia das empresas.

Dependendo da complexidade da questão, costumo explicar que o assunto deve ser tratado por especialistas: administradores, contabilistas, advogados etc. Ou seja, assim como as questões de propaganda e marketing devem ser tratadas por especialistas, o empreendedor deve saber a quem recorrer dependendo da natureza de sua questão.

Entretanto, sempre indico a quem está pensando em iniciar um novo negócio a necessidade de se fazer um Plano de Negócios como a maneira adequada para refletir a maioria das questões da empresa. Na verdade, indico também para quem já tem uma empresa funcionando.

Por isso introduzi este artigo sobre Plano de Negócios no nosso site.

O Plano de Negócios, além de tratar das questões relacionadas com o foco de minha consultoria em propaganda e marketing, também ajudará você nas demais questões que determinarão o sucesso de seu produto. Para lhe auxiliar nas questões relacionadas aos cálculos dos custos da empresa, impostos, planejamento financeiro, balanços contábeis, projeções de lucro etc. recomendo que você consulte um economista, administrador, contador ou o gerente do seu banco.

Se você está iniciando um negócio, ou sua empresa já está no mercado eu encorajo você a fazer um Plano de Negócios para, no mínimo, obter uma excelente oportunidade de refletir o seu projeto. Afinal, você precisa saber onde sua empresa está, de onde veio e para onde vai. Do contrário ficará muito difícil chegar aonde você quer.

Lembre-se que você sempre poderá contar com a minha consultoria nas questões relacionadas com propaganda e marketing: avaliar a performance de produtos existentes, coordenar estudos sobre lançamento de novos produtos, definir “mix” de produtos, acompanhar a evolução do mercado, identificar novas oportunidades de negócios, definir planos estratégicos de marketing e, principalmente, como fazer planos de propaganda e promoções para atrair e conquistar clientes para sua empresa.
Continua...

Obs.: A palavra "produto" será usada para evitar referências constantes à outras palavras como "produto/serviço", "serviços", "prestação de serviços", "indústria", "varejo", "bens de capital" etc. O texto apresentado é comum a todos.